A filantropia enfrenta um desafio enorme de se adaptar rapidamente a um mundo em constante mudança, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental e a lógica de impacto é naturalmente integrada às práticas decorrentes da transformação digital. As organizações que querem acompanhar a velocidade dessas mudanças precisam olhar para esse mundo desde já, acolhendo o potencial do que isso representa a médio e longo prazo para o nosso setor, entendendo que, sim, o futuro da Filantropia já começou. Cenário
Em 2020, vivemos a experiência sem precedentes da pandemia, que nos forçou a migrar de forma ágil para formatos de trabalho e rotinas totalmente conectados ao mundo digital, a fim de manter nossas vidas em funcionamento, apesar do distanciamento social. E que bom que conseguimos, não é?
Para falar de futuro, precisamos olhar longe, em um mundo em que a big data e as novas tecnologias são tão fáceis de usar quanto a eletricidade é hoje.
As organizações filantrópicas do futuro não apenas precisam se adaptar ao mundo digital, mas também aproveitar seu potencial máximo para ampliar seu impacto positivo na sociedade. A tecnologia não é mais um mero acessório, e sim uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios sociais e buscar soluções inovadoras.
Imagino 3 campos onde essas mudanças acontecerão: será preciso desenvolver novas habilidades para atuação em diferentes ambientes com processos diversos.
É preciso se atualizar! À medida que a tecnologia digital se tornar mais amplamente difundida, fica evidente que essas habilidades se integrarão de forma cada vez mais abrangente. Elas não serão restritas a uma equipe "digital" ou "tecnológica", mas se tornarão parte integrante de uma ampla gama de funções e papéis considerados "tradicionais”.
Isso significa ter uma cultura aberta, onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar ideias e soluções criativas trabalhando de forma colaborativa. Além disso, é fundamental ter disposição para praticar a resiliência.
O futuro da Filantropia consiste em conectar um número maior de pessoas às causas pelas quais elas se preocupam por meio da tecnologia e do ecossistema social.
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É POSITIVA!
Uma das principais vantagens da tecnologia é a sua capacidade de conectar pessoas e compartilhar conhecimento de maneira rápida e eficiente.
Tendências na tecnologia
Economia de Dados: Muitos setores estão apoiando sua estratégia cada vez mais nos dados.
Automatização e IA: Muitos trabalhos rotineiros estão sendo automatizados, enquanto a IA só vem ganhando espaço no desempenho de tarefas complexas.
Sustentabilidade e Tecnologia Verde: Tecnologias como a IoT (Internet das Coisas) podem ser usadas para monitorar e gerenciar o uso de recursos, enquanto a digitalização pode reduzir a necessidade de tantos materiais impressos, levando a uma economia mais sustentável.
Governança Digital e Cidadania: Isso pode variar desde a votação online até o uso de IA para tomar decisões políticas, tudo com muita transparência.
NÃO EXISTE FUTURO SEM COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO E RECURSOS
O interesse em doar e contribuir para transformar o mundo será cada vez maior e tem duas estratégias que vão ajudar bastante: a criação de comunidades e a otimização do tempo. Precisaremos estar cada vez mais nos territórios, com maiores interações e com jornadas únicas com cada pessoa ao nosso redor.
Acontece que as ferramentas que a tecnologia oferece podem nos ajudar a ter mais TEMPO para nos dedicarmos a isso. A filantropia do futuro precisa ser guiada por valores éticos e empatia, garantindo que a tecnologia seja usada de forma responsável e inclusiva.
Transformação digital + Ecossistema social O futuro já começou. É tempo de plantar!
A internet já revolucionou a maneira como as organizações arrecadam fundos, tornando mais fácil para que as pessoas que doam contribuam com as suas causas.
A filantropia, como conhecemos, está evoluindo rapidamente diante de nossos olhos. O cenário está se transformando em uma nova era, impulsionada pela inovação, pelas interações sociais e humanas, pela tecnologia e por um movimento cada vez mais global.
O tempo é nosso aliado nessa jornada, temos a oportunidade de moldar um futuro mais inclusivo, sustentável e justo. O futuro da filantropia já começou, e podemos estar na vanguarda da mudança, criando um impacto duradouro nas vidas das pessoas e do planeta. Vamos de mãos dadas! Daiane Quer ajuda para acelerar o futuro da sua ONG? Me escreve: contato@daianedultra.com
コメント