top of page

A potência do audiovisual na construção de narrativas

  • Foto do escritor: Daiane  Dultra
    Daiane Dultra
  • 23 de jul.
  • 3 min de leitura
ree

Lembranças da gente em um táxi, voltando do Rio Content Marketing (hoje Rio2C), depois de uma palestra sobre distribuição de filmes de impacto. O carro parecia pequeno para comportar tantas ideias e impressões. Queríamos contar, cada vez mais, histórias como aquelas - e garantir que chegassem ao mundo de formas criativa e transformadoras.


Foi desse desejo que surgiu a parceria entre a Alumia Filmes, produtora audiovisual pernambucana com 10 anos de trajetória, e a Painá Filmes, a área de audiovisual da Painá Catalisadora de Impacto. Nossa missão conjunta é potencializar narrativas que acreditamos ter o poder de mudar o mundo, criando caminhos para que realizadores – principalmente mulheres e profissionais comprometidos com o impacto social – tenham espaço e estrutura para produzir suas histórias.


É nesse contexto que a nossa parceria se fortalece. Unimos nossa experiência e comprometimento para desenvolver e viabilizar narrativas que impactam, ampliam repertórios e promovem mudanças. Nosso objetivo é criar oportunidades para novos realizadores e fortalecer a presença de diretoras no mercado de audiovisual. Trazer este olhar feminino para as telas, captado por outras mulheres, era um propósito que se alinhava profundamente à missão das duas empresas - ambas gerenciadas por mulheres nordestinas e produtoras feministas.


Um exemplo desse compromisso é a série Cinéticas, lançada em março de 2025 no Canal Curta! e criada por Caroline Margoni - um projeto que vem sendo construído com dedicação, estratégia e coprodução. A obra nos chamou atenção desde o argumento, por estar bem alinhado ao tipo de histórias que queremos contar para o mundo:  nove mulheres diretoras contando suas histórias, processo criativo e desafios, sob o olhar de outras nove diretoras (um verdadeiro intercâmbio entre o Brasil e outros países da América do Sul).


É notória a falta de diversidade na indústria do entretenimento que resulta em perdas econômicas significativas. Segundo o Relatório Latinos in Media de 2024, da Latino Donor Collaborative (fonte), nos Estados Unidos, por exemplo, a sub-representação latina pode ter causado uma perda anual de até US$ 18 bilhões. Isso indica que a inclusão de narrativas diversas não apenas enriquece culturalmente, mas também apresenta oportunidades econômicas substanciais.


Do processo de captação de recursos à produção, enfrentamos desafios comuns à América Latina: a concentração de investimentos em poucos pólos, a necessidade de articulação entre diferentes atores e a busca por modelos sustentáveis de financiamento. 


Graças a muita dedicação e comprometimento, conseguimos avançar em cada uma dessas frentes, reforçando o que fazemos de melhor: planejamento, produção executiva e gestão de recursos para o audiovisual. Mesmo numa época com escassez de editais e com crise na maioria das produtoras de audiovisuais brasileiras (o cronograma do projeto teve que ser modificado várias vezes), a obra saiu muito depois da primeira previsão, mas conseguiu ganhar o mundo. 


Sempre feito do nosso jeito, de forma horizontal, com uma boa dose de comunicação com Carol Vergolino, a produtora que liderou com maestria essa série, e muita transparência em todas as fases do processo com a equipe. 


Acreditamos que fortalecer o cinema feito por mulheres é uma necessidade urgente. 


Mais do que representar diferentes perspectivas na tela, trata-se de garantir que essas vozes tenham espaço para existir e se consolidar. 


Quando trazemos essa bagagem para a captação de recursos no setor de impacto, é notório o potencial de criação para a produção de narrativas impactantes, por meio da criação de alguns materiais:



  • Narrativas e campanhas: desenvolvimento de histórias autênticas e potentes que conectam culturas e inspiram audiências. 

  • Pitch deck: apresentações estratégicas para a prospecção de projetos. 

  • Material de prospecção: produção de portfólios, folders e outros materiais que auxiliam na captação de recursos e parcerias. 

  • Vídeos, filmes e séries: produção de conteúdos audiovisuais que contam histórias com potencial de transformação social.



Seguimos construindo caminhos para que histórias relevantes sejam contadas e alcem seus voos para transformar a vida das pessoas mundo afora. 


Para saber mais sobre a série Cinéticas, aqui vai o serviço:


  • Disponível no CurtaOn (streaming do Canal Curta!)

  • Série com 10 episódios

  • 1 lançamento por semana (4 episódios já estão no ar)

  • Clique aqui para acessar.



Um abraço,


Daiane Dultra e Neusa Rodrigues, da Painá Filmes

 
 
bottom of page